Consumo de energia cresce 4,2% em junho por calor, diz ONS

Na comparação entre junho de 2012 e junho de 2011, a maior expansão da carga foi no Nordeste (7,8%), por causa do aumento da atividade econômica na região

Rio de Janeiro – A carga de energia gerada no Sistema Interligado Nacional (SIN) do país aumentou 4,2% em junho em comparação ao mesmo mês de 2011, segundo números preliminares divulgados hoje (5) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A ocorrência de temperaturas mais quentes em junho deste ano provocou o aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado e de ventiladores, o que foi a principal razão para a ampliação da carga no mês.

Em relação a maio de 2012 foi registrada queda de 1,1%. No acumulado do ano, entretanto, o Boletim de Carga Mensal do ONS mostra elevação de 3,8% na geração de energia no país.

Na comparação entre junho de 2012 e junho de 2011, a maior expansão da carga foi no Nordeste (7,8%), por causa do aumento da atividade econômica na região. Em contrapartida, o Norte foi o único a mostrar retração (-2,3%), devido à redução da carga de um grande consumidor do setor de alumínio.