Conselho de Segurança prorroga missão da ONU na Líbia até 2012

Objetivo é prestar assistência e apoio aos esforços nacionais líbios, em coordenação com o governo de transição do país

Nações Unidas- O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta sexta-feira por unanimidade uma resolução que amplia o mandato da missão de apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) até o dia 16 de março de 2012.

Segundo o texto aprovado pelo Conselho, que em dezembro é presidido pela Rússia, o principal órgão de decisões da ONU espera agora o relatório que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, tem que realizar sobre a próxima fase do apoio dado à Líbia pela UNSMIL.

Os países do Conselho de Segurança decidiram também que o mandato da UNSMIL inclui a prestação de assistência e apoio aos esforços nacionais líbios, em coordenação com o Governo de transição do país.

O objetivo é que sejam combatidas ‘as ameaças que promovem a proliferação de armamentos e materiais conexos, em particular os mísseis portáteis’.

Além disso, disseram que aguardam ‘com interesse’ uma avaliação das necessidades da UNSMIL e do Governo de transição da Líbia prevista para 16 de março de 2012, ‘cooperando com todos os associados internacionais competentes’, incluindo as instituições financeiras.