Conduta policial em Nova York é cada vez mais questionada

Vídeos mostraram agressões de policiais de Nova York contra adolescentes suspeitos de posse de maconha

Nova York – Novos vídeos foram revelados nesta semana mostrando agressões de policiais de Nova York contra adolescentes suspeitos de posse de maconha, suscitando novas questões sobre a brutalidade policial, três meses após a morte de um pai de família negro que estava sob custódia.

Um dos vídeos, que rapidamente se tornou viral, mostra uma aparente agressão de um oficial à paisana contra um adolescente já inconsciente suspeito de fumar maconha no Brooklyn.

“Você quer se dar mal?”, ameaçava o policial.

Identificado pela imprensa local como um garoto de 17 anos de idade, o suspeito estava deitado no meio-fio, gritando de dor enquanto o oficial chutava sua região pélvica. O incidente aconteceu no Brooklyn, em junho.

O jovem insiste que estava apenas fumando um cigarro de tabaco.

Um segundo vídeo, obtido pela DNAinfo New York, mostra outro jovem, desta vez de 16 anos, recebendo socos no rosto e levando uma coronhada após uma breve perseguição, também no Brooklyn, em agosto.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, assumiu o cargo este ano com a promessa de reformar procedimentos policiais e acabar com a desconfiança entre a força e a população, particularmente em comunidades negras e hispânicas.

Conduta policial em questão

A conduta da Polícia de Nova York tem sido cada vez mais questionada desde que Eric Garner, de 43 anos e pai de seis filhos, morreu depois de ter sido agredido por vários policiais brancos no dia 17 de julho.

Garner, acusado de venda ilegal de cigarros, resistiu à prisão e foi dominado com violência.

Sua família anunciou na terça-feira que pretende processar a cidade e a polícia. Ela exige 75 milhões de dólares em indenização.

Semanas depois de sua morte, imagens capturadas por um telefone celular, em setembro, mostraram uma mulher grávida sendo jogada no chão pela polícia ao tentar evitar a prisão de seu filho adolescente em uma estrada de Sunset Park, no Brooklyn.

O vídeo também mostra uma amiga da mulher agredida sendo empurrada.

Já na quarta-feira à tarde, um homem de 46 anos, procurado por roubo, morreu com problemas respiratórios depois de tentar fugir de policiais, no Queens, disse a polícia à AFP.

Após uma perseguição a pé, o suspeito teve dificuldade para respirar. Os policiais o ajudaram a se medicar, mas ele caiu no chão”, disse um porta-voz.

Com o suspeito desmaiado, os oficiais tiraram as algemas e chamaram uma ambulância, mas ele já chegou morto ao hospital, segundo a polícia.

A NYPD, a maior força policial urbana dos Estados Unidos, está investigando o incidente.