Fundador do site Silk Road é condenado à prisão perpétua

Ross Ulbritch criou o site de venda de drogas online, conhecido como "o eBay da droga", em 2011

Nova York – O fundador do site de venda de drogas online Silk Road, Ross Ulbritch, foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua por uma juíza em Nova York.

Ulbricht, de 31 anos, que criou o site em 2011, foi considerado culpado em fevereiro passado de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, formação de quadrilha e pirataria.

Seu site, conhecido como “o eBay da droga”, permitia adquirir heroína, cocaína, LSD e outros produtos ilegais, como documentos falsos, mediante o uso da moeda virtual bitcoin para garantir o anonimato de milhares de compradores de todo o mundo.

A juíza federal Katherine Forrest condenou Ulbricht duas penas de prisão perpétua, além de cinco, de 15 e 20 anos, por vários delitos.

O site oferecia de kits de pirataria e documentos falsos até um serviço de matadores de aluguel, segundo a acusação.

Suspeita-se que Ulbricht ordenou matar seis pessoas de seu entorno para proteger o sigilo sobre as transações do site. No entanto, nada determinou que estes assassinatos tenham se concretizado.

Segundo a acusação, o criador do site arrecadou uma fortuna de 18 milhões de dólares através do Silk Road. O site registrou mais de um milhão de transações de drogas em três anos.