Comunistas franceses trocam foice e martelo por estrela

PCF anunciou o novo símbolo no último dia de seu Congresso anual neste domingo

São Paulo – O Partido Comunista Francês (PCF) chocou os seus membros mais conservadores ao anunciar um novo símbolo para representá-lo: uma estrela estilizada de 5 pontas. O novo desenho substitui a tradicional figura da foice e do martelo, conhecida no mundo inteiro como representativa do comunismo.

O martelo representa o proletariado industrial e a foice os trabalhadores na agricultura ou camponeses.

O desenho foi apresentado durante o encerramento da 36ª Conferência Anual do PCF, que se encerrou neste domingo. “Todos no partido estão chocados”, disse Emmanuel Dang Tran, secretário do PCF em Paris, para a rádio France Info, segundo o The Guardian.

Segundo ele, o martelo e a foice representam um “elemento histórico de resistência contra a política do capitalismo para a classe trabalhadora do país”.

O partido, fundado em 1920, também aproveitou o congresso para inaugurar oficialmente a sua nova sede, um prédio projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, morto em 5 de dezembro.

Já o secretário nacional do PCF, Pierre Laurent, a decisão de abandonar o símbolo é um olhar para o futuro, já que o antigo símbolo não representa mais a realidade de hoje em dia.