Como retaliação, Trump anuncia taxa de 5% a bens importados do México

Taxação será criada como resposta a uma suposta negligência do México a fluxões imigratórios de latinos

São Paulo — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou há pouco que o seu governo vai impor uma tarifa de 5% sobre todos os bens importados do México até que imigrantes ilegais vindos através do país vizinho para dentro de território americano “parem”.

“A tarifa vai aumentar gradualmente até que o problema da imigração ilegal esteja remediado, ponto no qual as tarifas serão removidas. Detalhes da Casa Branca a seguir”, concluiu o republicano em sua conta no Twitter.

China

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, declarou nesta quinta-feira que o seu país pode “mais do que dobrar” as tarifas sobre importações da China, e descreveu a gigante tecnológica chinesa Huawei como “incompatível com os interesses de segurança dos EUA, ou de nossos aliados”.

Em entrevista coletiva junto ao primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, Pence falou também sobre as expectativas em torno da reunião de Trump com o presidente chinês Xi Jinping no G20. “Nós nos mantemos esperançosos de que quando o presidente Trump se reunir com presidente Xi, no G20, eles farão progressos.”