Começa última reunião de governo e oposição antes de recesso

Primeira rodada de negociações de paz para Síria termina nesta sexta sem nenhum avanço

Genebra – A primeira rodada de negociações de paz para a Síria termina nesta sexta-feira sem nenhum avanço no terreno e com o único fim de preparar a seguinte rodada de conversas, que previsivelmente começará no dia 10 de fevereiro.

As delegações do Governo sírio e da oposição se reúnem hoje de novo com o mediador Lakhdar Brahimi, confirmou a porta-voz da ONU, Corinne Momal-Vanian.

Brahimi planeja comparecer perante a imprensa ao término da sessão da manhã, que espera que seja breve, para anunciar de maneira oficial a data do próximo encontro entre as partes.

O vice-ministro de Relações Exteriores da Síria, Faisal Makdad -membro da delegação governamental-, já avançou ontem que as conversas serão retomadas na data assinalada, após uma semana de intervalo.

Durante essa pausa, Brahimi seguirá em contato com as partes para organizar melhor a seguinte rodada de discussões, que espera que seja mais ‘estruturada’ e ‘produtiva’ do que esta.

Esta primeira rodada termina hoje sem que se tenha alcançado nada certo, nem sequer no plano humanitário, já que os combates seguem na Síria e a carga de ajuda de emergência que a ONU prepara há dias para entrar na assediada Homs segue sem conseguir acesso.

Nos últimos dias, as partes abordaram o ‘Comunicado de Genebra’ -documento sobre o qual se assinta o processo de paz-, que inclui aspectos como recuperar a segurança e a criação de um órgão de Governo transitório.

Embora as duas partes estejam de acordo em seguir conversando sobre base nesse documento, diferem nas prioridades, já que o regime se quer centrar na luta contra o terrorismo, enquanto a oposição busca uma na transição política.

*Atualizada às 09h20 do dia 31/01/2014