Colômbia prende dois brasileiros por mineração ilegal

Autoridades capturaram dois brasileiros e um italiano que extraíam ouro com uma draga e mercúrio em um rio do noroeste da Colômbia

Bogotá – As autoridades da Colômbia capturaram dois brasileiros e um italiano que extraíam ouro com uma draga e mercúrio em um rio do noroeste do país, e os acusam de exploração ilícita de jazidas minerais e dano aos recursos naturais, entre outros, informou nesta sexta-feira a Promotoria.

Os brasileiros e o italiano, que foram capturados junto com sete colombianos nas veredas Amaceri e Arauca do município do Bagre, uma importante região mineira do departamento de Antioquia, estão sob a tutela da Agência Nacional de Migrações, já que também são acusados do delito de violação de fronteiras.

Os dez terão que responder por exploração ilícita de jazidas, dano aos recursos naturais, contaminação ambiental por resíduos sólidos perigosos, contaminação ambiental por exploração de jazida e hidrocarboneto e porte ilegal de arma.

Na ação, as autoridades confiscaram três mil gramas de mercúrio, uma substância altamente tóxica utilizada para a extração de ouro e que os aplicavam Rio Nechí.