CNPE terá reunião sobre 11a rodada de leilões de petróleo dia 28

Reunião será em abril, anunciada pela diretoria da Agêncial Nacional de Petróleo

Rio de Janeiro – O diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Haroldo Lima, informou que a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que vai decidir sobre a realização da 11a rodada de licitações de áreas e de petróleo e gás será realizada no dia 28 de abril.

Em entrevista à Reuters, por telefone, Lima estimou que o leilão poderá ser realizado em agosto, já que a agência adiantou o processo.

“Adiantamos muito o processo. Já fizemos as audiências e consultas públicas dos novos contratos de concessão, o edital está pronto, em agosto daria tempo”, disse Lima.

Ele informou que outros temas serão tratados na reunião do CNPE, como incentivo a pequenos produtores de petróleo, mas que a questão do aumento de produção de etanol no país deve ser discutida antes pelo governo.

“Há uma certa premência na questão do etanol devemos nos reunir antes”, disse Lima, sem informar a data da reunião.

O diretor informou ainda que a venda de ativos da Devon para a British Petroleum no Brasil, que está em discussão desde o acidente da companhia britânica no Golfo do México, deve ser resolvida antes do feriado da Semana Santa.

“Na minha opinião, tem condições de aprovar, tem problemas técnicos e políticos, mas acho que aprova”, disse Lima, deixando claro que o assunto está sendo debatido.