Chineses se revoltam com foto de propaganda durante resgate

A foto era para ser o símbolo da bravura do soldado chinês, que enfrentava tudo para socorrer às vítimas de uma tragédia. Era...

São Paulo – Uma foto tirada na China, durante as operações de resgate às vítimas do recente terremoto que matou mais de 600 pessoas, deu o que falar entre os cidadãos do país asiático nas redes sociais.

A imagem mostra soldados do exército chinês, comendo macarrão instantâneo, que aparentemente foi cozinhado com água imprópria para o consumo. Vulgo: água suja, barrenta.

Divulgada por dois veículos da imprensa estatal, a foto estava acompanhada por textos que continham um tom patriótico: era o símbolo da bravura do soldado chinês, que enfrentava tudo para socorrer às vítimas de uma tragédia.

Mas, como conta o site da rede BBC, a propaganda não pegou nada bem.

Os chineses se revoltaram e começaram a comentar no Weibo, o Twitter chinês, sobre a necessidade de condições mais humanas para os soldados e sobre os gastos dos impostos pagos pelos cidadãos.

Um dos usuários comentou na rede social: “se isso acontecesse em uma democracia, alguém teria de renunciar ao cargo”

Com a repercussão negativa, o jornal chinês que publicou a foto disse primeiramente ser falsa a história de que o macarrão fora cozinhado com a água suja,  segundo o L.A. Times.

No entanto, como uma rádio também tinha presenciado o fato, e até publicado um vídeo com a cena em seu site, o jornal corrigiu o erro e pediu desculpas.