China planeja construir túnel submerso mais extenso do mundo

Construção estimada em mais de 42 bilhões de dólares teria 123 km de extensão e ligaria cidades litorâneas por estradas e trem de alta velocidade

Pequim – O governo da China planeja a construção de um túnel submerso de 123 quilômetros para conectar as cidades litorâneas de Dalian, situada na província de Liaoning, e Yantai, em Shandong, o qual seria o mais extenso do mundo.

O projeto será apresentado em breve ao Conselho de Estado da China (órgão Executivo) para que seja aprovado em definitivo, informou nesta sexta-feira o jornal “Times Weekly”.

O túnel em questão incluirá uma linha de trem de alta velocidade – de até 220 km/h – e estradas com tráfego em ambos os sentidos.

Segundo Wang Mengshu, da Academia de Engenharia da China – o organismo que apresentará o projeto ao governo -, a viagem entre as duas cidades litorâneas através do estreito de Bohai poderá ser realizada em apenas 40 minutos, enquanto atualmente uma viagem pode durar entre seis e oito horas de navio.

O custo estimado da construção será de US$ 42,3 bilhões, que serão desembolsados pelos governos provinciais de Shandong e Liaoning, além da companhia estatal de ferrovias China Railway.

Segundo Wang, este valor poderia ser pago com o transporte de mercadorias, entradas fiscais e o aumento do turismo, além da economia que a construção poderia representar depois de pronta.

O projeto em questão, com o objetivo de melhorar os contatos entre ambas as cidades e impulsionar a economia do país, foi proposto pela primeira vez em 1992 por um oficial da cidade de Yantaie, sendo que o governo central ordenou um estudo para verificar sua viabilidade um ano depois.