China felicita Tsipras por vitória e promete mais cooperação

O gigante asiático é um dos países não europeus com mais interesses econômicos na Grécia, já que uma estatal chinesa administra dois píeres no porto do Pireo

Pequim – O governo da China felicitou nesta segunda-feira o líder da formação esquerdista Syriza, Alexis Tsipras, por sua nova vitória nas segundas eleições gregas antecipadas deste ano, e manifestou seu interesse em cooperar com o novo Executivo do país.

“A China dá muita importância a suas relações com a Grécia e deseja trabalhar com seu novo governo para promover os intercâmbios e a cooperação”, destacou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, em entrevista coletiva.

O gigante asiático é um dos países não europeus com mais interesses econômicos na Grécia, já que a barqueira estatal chinesa Cosco administra desde 2009 dois píeres no porto do Pireo.

A China tem, além disso, planos para tomar o controle do resto do terminal de carga e da de passageiros para transformar essa instalação em um centro logístico para a distribuição de mercadorias na Europa.