Chefe de operações militares do Hamas morre em Gaza

Ahmed al-Jaabari foi vítima de um ataque israelense contra um carro

Gaza – O chefe das operações militares do braço armado do Hamas, Ahmed al-Jaabari, morreu nesta quarta-feira em um ataque israelense contra um carro em Gaza e seu guarda-costas ficou ferido, informaram diversas fontes.

“O mártir é Ahmed al-Jaabari”, declarou à AFP um médico do serviço de emergências do hospital Al-Shifa de Gaza, Ayman al-Sahabani. Uma fonte de segurança do Hamas que pediu o anonimato confirmou a informação.

Antes, Ashraf al-Qudra, porta-voz dos serviços de saúde do Hamas, no poder em Gaza, informou sobre um palestino morto e outro ferido em um ataque israelense contra um carro em uma cidade de Gaza, sem divulgar suas identidades.

“O exército israelense atacou Ahmed al-Jaabari, chefe do braço armado do Hamas na faixa de Gaza”, confirmou o exército israelense em um comunicado, acrescentando que ele era “diretamente responsável por atentados terroristas contra o Estado de Israel nos últimos anos”.

A operação, realizada conjuntamente com o serviço de segurança interior israelense, o Shin Beth, “tinha por objetivo paralisar a rede de comando e de controle da direção do Hamas, assim como sua infraestrutura terrorista”, segundo o texto.