Chávez visita nesta semana Brasil, Equador e Cuba

Presidente venezuelano deve revisar assuntos da agenda bilateral com a presidente brasileira

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, iniciará nesta segunda-feira um giro por Brasil, Equador e Cuba, onde terá reuniões com os respectivos presidentes, anunciou neste domingo.

“Eu vou amanhã (segunda-feira) ao Brasil. É minha primeira visita oficial ao Brasil agora presidido por Dilma Rousseff. E de lá vamos ao Equador, para uma visita de trabalho com (o presidente) Rafael Correa, e de lá passamos para Cuba”, declarou Chávez.

No Brasil, Chávez e Dilma revisarão os principais assuntos da agenda bilateral com ênfase no comércio bilateral e na evolução dos programas e cooperação em diversas áreas, informou o governo brasileiro.

Chávez apoiou a presidente brasileira quando ela era candidata a suceder Lula e assistiu à sua posse em janeiro passado.

No Equador, o presidente anunciou que revisará com Correa assuntos da Aliança Bolivariana para os Povos da América (ALBA), assim como outros temas de integração regional para o “fortalecimento” da América Latina.

O breve giro de Chávez terminará na quinta-feira em Cuba, país com o qual a Venezuela mantém estreitos vínculos políticos e comerciais desde que Chávez assumiu o poder.

“Vamos a Cuba para trabalhar com (o presidente) Raúl Castro, com Fidel, com o povo cubano”, disse Chávez.