Chávez diz que está se recuperando e que ficará no poder até 2030

"No ano que vem, tenho certeza que vocês vão me reeleger", disse Chávez

Caracas – O presidente venezuelano, Hugo Chávez, reafirmou neste sábado que está se recuperando do câncer diagnosticado há mais de três meses e disse estar “certo” de que será reeleito nas eleições do próximo ano e nas demais, para continuar no poder até 2030.

“No ano que vem, tenho certeza que vocês vão me reeleger presidente por mais seis anos. E em 2019, quando eu dizia que iria embora, não vou. 2019-2024, 2024-2030, vamos com a ajuda de Deus e da Virgem Maria”, declarou o presidente.

“Continuo minha escalada, minha recuperação e eu apenas quero viver, como vou viver com a ajuda de Deus, para servir vocês. É para isso que eu quero viver, para servir ao povo”, completou, em um ato com partidários de seu governo no palácio presidencial de Miraflores.

Uma emenda constitucional de 2009 permite a reeleição indefinida.

Chávez, 57 anos e no poder desde 1999, foi operado de um tumor cancerígeno em 20 de junho em Havana, onde nos meses seguintes recebeu três ciclos de quimioterapia. No hospital militar de Caracas, submeteu-se a outro ciclo.

O presidente afirma recorrentemente que está se recuperando do câncer e que já está cansado do “posto de retaguarda” ao qual foi confinado para que recebesse tratamento contra a doença. Neste sábado, reiterou que até o fim deste ano voltará paulatinamente a sua rotina.