Chanceler elogia disciplina de Chávez em tratamento

Chávez viajou para Havana quatro dias após ter voltado a Caracas com a permissão da Assembleia Nacional (AN)

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está “concentrado” em seu tratamento contra o câncer em Cuba enquanto sua recuperação segue “avançando”, disse nesta quarta-feira seu chanceler, Nicolás Maduro.

“Concentrado, disciplinado em seu tratamento e avançando em sua recuperação”, declarou Maduro ao referir-se ao estado de saúde do líder, que chegou a Havana na madrugada de ontem para submeter-se à fase final de seu tratamento de radioterapia.

O ministro venezuelano de Relações Exteriores ressaltou que “todo o país” viu Chávez “no desenvolvimento de suas responsabilidades” e destacou, nesse sentido, o esforço do chefe de Estado em aprovar a nova Lei Orgânica do Trabalho no meio de seu tratamento.

“Há uma forma de demonstrar o imenso compromisso e amor que o presidente tem por nosso povo e está na promulgação desta lei”, assinalou.

Chávez viajou para Havana quatro dias após ter voltado a Caracas com a permissão da Assembleia Nacional (AN), que o autorizou a ausentar-se do país o tempo que for necessário para seu tratamento.

Segundo a Constituição venezuelana, quando a ausência do chefe de Estado do território nacional “se prolongar por um lapso superior a cinco dias consecutivos” é necessária a autorização da Assembleia Nacional.

O presidente venezuelano foi operado no dia 26 de fevereiro em Cuba de um tumor, recorrência do câncer que lhe foi detectado em junho de 2011, também na ilha.

Desde a primeira operação, Chávez viajou em numerosas ocasiões a Cuba para receber quimioterapia, submeter-se a exames rotineiros e, nesta etapa, para tratar-se com radioterapia.

O líder tentará sua terceira reeleição consecutiva nas eleições presidenciais do dia 7 de outubro, nos quais enfrentará o candidato de unidade da oposição, Henrique Capriles.