Cerca de 6 mil refugiados passaram pela Áustria desde terça

Centenas de refugiados passaram a noite passada na estação oeste de Viena, onde a empresa federal ferroviária ÖBB instalou salas para dormir e descansar

Viena – Cerca de seis mil refugiados do Oriente Médio passaram desde ontem de manhã pela Áustria durante trajeto desde a Hungria até a Alemanha, informou nesta quarta-feira a rádio pública austríaca “ORF”.

“Sabemos que a situação é muito dinâmica. Nos próximos dias esperamos milhares de pessoas por dia, que viajarão através de Viena até Alemanha”, disse o porta-voz da polícia austríaca, Patrick Maierhofer.

Apenas desde meia-noite de hoje, entraram quase 900 refugiados na república alpina, acrescentou o porta-voz à emissora.

Centenas de refugiados passaram a noite passada na estação oeste de Viena (Westbahnhof), onde a empresa federal ferroviária ÖBB instalou salas para dormir e descansar.

Um porta-voz da ÖBB indicou hoje que a empresa estatal austríaca tem uma centena de empregados adicionais em Viena dedicados só à gestão da mudança dos refugiados para a Alemanha.

“Vivemos uma situação de emergência há duas semanas”, lembrou um porta-voz em declarações à “ORF”.

Perante a crise migratória na Hungria, onde chegam a cada dia milhares de refugiados que cruzam a fronteira com a Sérvia, os governos de Berlim e Viena concordaram na semana passada deixar a via livre.

Em um primeiro momento, os refugiados foram levados à fronteira austro-húngara em ônibus, depois se aproximaram da fronteira em trens regionais húngaros, que atravessaram andando, para agora chegar diretamente em trens internacionais rumo a Viena e Munique.

Desta forma, chegaram desde sábado passado cerca de 29 mil refugiados.