Cerca de 2 mil manifestantes tentam bloquear Parlamento em Barcelona

Estão previstos debates sobre cortes de gastos públicos no Parlamento

Barcelona – Após uma noite de protestos, mais de 2 mil manifestantes tentam impedir nesta quarta-feira a entrada dos deputados ao Parlamento regional da Catalunha, na Espanha, onde estão previstos debates sobre o orçamento da comunidade autônoma que devem incluir cortes de gastos públicos.

Os manifestantes, em meio a tensão, cercaram os acessos ao Parque da Ciutadella – onde se encontra o Parlamento regional – e protagonizaram confrontos com a Polícia, que teve de formar um corredor humano para permitir a entrada dos parlamentares.

Os deputados passam por esse corredor em meio a insultos e se protegendo de objetos lançados pelos manifestantes, que chegaram a jogar tinta em um parlamentar.

O presidente do Governo regional da Catalunha, Artur Mas, e a presidente do Parlamento catalão, Núria de Gispert, chegaram à casa legislativa de helicóptero para evitar o protesto.

Esses incidentes ocorrem uma semana depois dos enfrentamentos entre manifestantes do chamado “Movimento 15-M” e policiais contra o Parlamento regional de Valência, nos quais houve cinco detidos.