Cavaco Silva deve ser reeleito presidente de Portugal

Lisboa – O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, deve ser reeleito neste domingo, quando os lusitanos vão às urnas em uma votação ofuscada pela crise na zona do euro.

Pesquisas de opinião mostram que Cavaco Silva, do Partido Social Democrata, tem 60 por cento das intenções de votos, contra 20 por cento de seu adversário mais próximo, o socialista Manuel Alegre.

Embora seu partido esteja na oposição, a reeleição de Cavaco Silva para o cargo cerimonial dará força à minoria no governo socialista do primeiro-ministro José Sócrates enquanto ele luta para evitar a necessidade de ajuda internacional.

Ex-professor de Economia e que foi primeiro-ministro de 1985 a 1995, Cavaco Silva deve reforçar as políticas de Sócrates para cortar o déficit orçamentário de Portugal, por meio de medidas de austeridade.

“Liderar o país está nas mãos do próximo presidente e ele precisa ter uma voz forte. Eu acredito que aquele que votei tem essa força”, afirmou Magda Cardoso, de 60 anos, que foi às urnas no bairro de Campo Pequeno, em Lisboa. Ela manteve segredo sobre a sua escolha.