Casal registra filho como Francisco em homenagem ao papa

O bebê colombiano e o papa Francisco compartilham o dia e o mês de nascimento, pois ambos nasceram em 17 de dezembro

Bogotá – Um casal colombiano registrou seu filho como Francisco Primeiro Matías Martínez em homenagem ao novo papa, o jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, o que o torna “o primeiro menino do mundo batizado com seu mesmo nome”, segundo o notário que inscreveu o bebê.

O primeiro tabelião de Soledad, cidade vizinha à cidade de Barranquilla (norte), João Herrera, disse à Agência Efe que “está comprovado que é a primeira criança registrada como Francisco Primeiro não só na Colômbia, mas no mundo”.

Além de compartilhar nome, o bebê colombiano e o papa Francisco compartilham o dia e o mês de nascimento, pois ambos nasceram em 17 de dezembro.

“Não tinha podido registrar a criança desde então porque o pai estava viajando e eu esperava ele chegar. Ele chegou justamente nas vésperas que dessem o nome do novo papa”, relatou à Efe a mãe de Francisco Primeiro Matías, Luz Dary Flores.

A princípio, Flores havia escolhido o nome de Matías para seu filho porque “é bíblico e significa presente ou dom de Deus”, mas ao saber da renúncia do papa emérito Bento XVI em 28 de fevereiro, decidiu “esperar a conhecer o nome do novo papa”.

“Assim que saiu a fumaça branca da chaminé do Vaticano, saímos correndo ao Cartório Primeira de Soledad para registrar a criança e no momento em que estava no coletivo (ônibus) escutei o nome do papa, Francisco Primeiro, e disse, esse é”, comentou Flores.

A família, que tem outros três filhos, Jefferson Andrés, Yarieth Camila e María Camila, está “muito contente com esse nome, embora agora digam que não é Francisco I, mas Francisco, até que haja outro papa com o mesmo nome”, lembrou Luz.

No mesmo cartório foi inscrito em janeiro passado Milan Piquet Suárez, primeiro menino homônimo ao filho da cantora Shakira e do jogador do Barcelona Gérard Piqué, assim como outro Radamel Falcao, em homenagem atacante colombiano estrela do Atlético de Madrid.