Canadá, EUA e México celebrarão cúpula do Nafta em fevereiro

A última cúpula aconteceu em Washington em 2 de abril de 2012 e participaram Obama, Harper e o então presidente mexicano, Felipe Calderón

Cidade do México – Os governantes do Canadá, Estados Unidos e México se reunirão em meados de fevereiro para tratar principalmente do relançamento da América do Norte como região, informou nesta quarta-feira o subsecretário mexicano de Relações Exteriores para a América do Norte, Sergio Alcocer.

Em entrevista coletiva o subsecretário disse que os três países têm trabalhado na agenda que será debatida na cúpula, que acontecerá no México.

Ainda sem data exata, o mais provável segundo Alcocer seja em 19 de fevereiro.

A cúpula acontecerá no 20° aniversário da entrada em vigor do Tratado de Livre-Comércio na América do Norte (Nafta).

“Será uma agenda que terá como tema principal o relançamento da América do Norte e a experiência dos 20 anos que se passaram, mas principalmente pensando no futuro”, acrescentou Alcocer.

Será a primeira cúpula trilateral que o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, que assumiu o poder em 1º de dezembro de 2012, participará.

Já confirmaram presença o chefe de Estado americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.

A última cúpula aconteceu em Washington em 2 de abril de 2012 e participaram Obama, Harper e o então presidente mexicano, Felipe Calderón.

No mandato de George W. Bush (2001-2009) começou o costume de os três governantes se reunirem anualmente, embora depois tenha perdido esse caráter anual.

A última cúpula dos países do Nafta no México foi em Guadalajara, em 9 de agosto de 2009, e também houve outra na cidade turística de Cancún em 31 de março de 2006.