Cameron conclui encontro com rainha após vitória eleitoral

O Partido Conservador obteve a maioria absoluta de 326 cadeiras na câmara dos Comuns, o que permitirá à formação governar sozinha

Londres – O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, concluiu a audiência com a rainha Elizabeth II, que lhe encarregou da formação do governo após ter ganhado, com maioria absoluta, as eleições da quinta-feira.

Acompanhado de sua esposa, Samantha, Cameron chegou à residência da soberana às 12h29 local (8h29, em Brasília).

O Partido Conservador obteve a maioria absoluta de 326 cadeiras na câmara dos Comuns, o que permitirá à formação governar sozinha, contra todas as previsões pré-eleitorais.

Cameron chegou em um carro na residência da soberana para cumprir com o ritual de comunicar os resultados eleitorais à rainha, que por sua vez lhe encarregou a formação do novo governo.

A soberana britânica retornou a sua residência londrina cerca de 50 minutos antes da chegada de Cameron, já que se encontrava no castelo de Windsor, aos arredores da capital.

Elizabeth II recebeu ao longo de suas seis décadas de reinado 12 primeiros-ministros, o primeiro deles Winston Churchill, do Partido Conservador como David Cameron.

Uma vez que a rainha tenha encarregado a formação do novo governo, o primeiro-ministro pode anunciar sua composição de forma imediata.

O Partido Conservador ganhou com maioria absoluta as eleições gerais realizadas na quinta-feira no Reino Unido, segundo os dados oficiais divulgados hoje.

Os conservadores obtiveram as 326 cadeiras necessárias para governarem sozinhos com maioria na câmara dos Comuns do parlamento de Westminster, integrada por 650 deputados.