Bush elogia Obama por morte de Bin Laden

Bush falou sobre a operação militar norte-americana que matou Bin Laden em declarações dadas em uma conferência de administradores de fundos hedge

Washington – O ex-presidente dos EUA George W. Bush, que passou anos em busca de Osama bin Laden, disse duas palavras ao presidente Barack Obama quando este o informou sobre a morte de Bin Laden: “Boa decisão”.

Bush, que vem evitando a atenção pública desde que deixou o cargo, em janeiro de 2009, falou sobre a operação militar norte-americana que matou Bin Laden em declarações dadas em uma conferência de administradores de fundos hedge. Um colaborador da ABC News estava presente ao evento e reproduziu suas declarações.

Bush disse que estava comendo em um restaurante de Dallas com sua mulher, Laura, e dois amigos, quando foi avisado de que Obama, seu sucessor na presidência, estava tentando entrar em contato com ele.

“Eu me desculpei e fui para casa para atender ao telefonema”, contou Bush. “Obama falou simplesmente: ‘Osama bin Laden está morto’.”

Depois de Obama lhe ter descrito com detalhes a operação secreta no complexo de Bin Laden no Paquistão e a decisão que tomou de autorizar a missão, Bush disse que falou a Obama: “Boa decisão”.

A ABC News informou que Bush falou ao grupo que a morte de Bin Laden foi uma vitória para o povo norte-americano e “uma grande vitória na guerra contra o terror”.

Ele disse que os serviços de inteligência dos EUA merecem muito crédito por terem rastreado Bin Laden e falou de um encontro que teve no Afeganistão com a Equipe Seis dos Seals da Marinha, a equipe de comandos altamente treinados que teriam realizado a missão.


“Eles são espantosos, habilidosos, talentosos e corajosos”, acrescentou Bush. “Eu disse: ‘Espero que vocês tenham tudo o que precisam’. Um sujeito falou: ‘Precisamos de sua autorização para entrar no Paquistão e botar para quebrar’.”