Bruxelas lamenta rebaixamento de nota da Grécia pela Fitch

A agência de avaliação de riscos Fitch rebaixou a qualificação da dívida soberana grega a longo prazo, que passou de B+ para CCC

Bruxelas – A Comissão Europeia lamenta e não compreende o rebaixamento da nota da dívida grega efetuada nesta quarta-feira à noite pela agência de qualificação de riscos Fitch, segundo afirmou nesta quinta-feira uma porta-voz do Executivo comunitário.

“Lamentamos e dificilmente entenderemos esta decisão da Fitch”, disse a porta-voz da Comissão, Pia Ahrenkilde.

A agência de avaliação de riscos Fitch rebaixou nesta quarta-feira em três níveis a qualificação da dívida soberana da Grécia a longo prazo, que passou de “B+” para “CCC”, por considerar que existe “uma possibilidade real” de falta de pagamento.

“Não entendemos esta decisão neste momento”, declarou Ahrenkilde, que lembrou que a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) acertaram recentemente o desembolso de um novo lance de ajuda financeira à Grécia de 12 bilhões de euros, por considerar que o país registrou progressos suficientes para isso.

A porta-voz também garantiu que a zona do euro segue apoiando a Grécia, mas acrescentou que é necessário mais trabalho para concretizar os termos do segundo resgate do país, sobre o qual a região trabalha atualmente “com grande intensidade”.

Quanto à cúpula de líderes da zona do euro, que poderia ser convocada nos próximos dias para abordar a intensificação da crise da dívida soberana, Ahrenkilde se limitou a dizer que esta possibilidade está sendo discutida neste momento, mas evitou fornecer mais detalhes.