Brasão do papa Francisco é ligeiramente modificado

O papa conservou seu escudo de bispo, ao qual acrescentou os símbolos da dignidade pontifícia e a mitra colocada entre as chaves de prata e ouro, entrelaçadas com cordão vermelho

Cidade do Vaticano – O brasão do papa Francisco foi ligeiramente modificado: a estrela, a princípio com cinco pontas, passou a ter oito, a flor de nardo foi mudada e o lema “Miserando Atque eligendo” foi inserido em uma faixa branca.

O papa Francisco conservou seu escudo de bispo, ao qual acrescentou os símbolos da dignidade pontifícia e a mitra colocada entre as chaves de prata e ouro, entrelaçadas com um cordão vermelho.

Na parte alta do brasão se encontra o emblema da Companhia de Jesus: um sol radiante amarelo com as letras em vermelho “IHS”: “Jesus, Homem e Salvador”.

Sobre a letra H se encontra uma cruz e debaixo das letras IHS, sempre dentro do sol, três cravos na cor preta.

Na parte baixa do brasão, na direita se encontra uma estrela e na esquerda uma flor de nardo.

A estrela simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja, e a flor de nardo representa São José, padroeiro da Igreja Universal.

Com este brasão, informou o Vaticano, o papa quis ressaltar sua particular devoção à Virgem e a São José.

Essas foram as mudanças feitas. A princípio, a estrela era de cinco pontas e agora mudou para uma de oito, para simbolizar as oito bem-aventuranças.

A flor de nardo, a princípio, podia ser confundida com uma ramo de uvas e agora, o desenho foi modificado para algo mais próximo da realidade.

O lema de seu pontificado é “Miserando atque eligendo” (“Olhou-o com misericórdia e o escolheu”) e foi inserido em uma faixa branca, cuja parte traseira é de cor vermelha, embaixo do escudo.