BPI quer melhor situação orçamentária

Segundo o presidente do Banco Central Europeu, a situação deve melhorar progressivamente nos países desenvolvidos, especialmente os europeus

Basiléia – A situação orçamentária deve melhorar progressivamente, especialmente na Europa, afirmou nesta segunda-feira o porta-voz do grupo de principais bancos centrais do mundo, Jean-Claude Trichet, após uma reunião do Banco de Pagamentos Internacionais (BPI) na Basileia (Suíça).

“A situação orçamentária das economias avançadas deve melhorar progressivamente”, disse Trichet, no momento em que a Grécia negocia um segundo plano de ajuda econômica ante a possibilidade de incapacidade de financiar por conta própria a dívida em 2012.

“Isto é certo para todos nós e, com certeza, inclui a Europa”, completou Trichet, que é presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Segundo uma fonte europeia, os países da Eurozona estudam conceder uma ajuda adicional à Grécia para evitar que Atenas tenha que obter financiamento nos mercados de dívida em 2012.

No sábado, o diretor do fórum de ministros das Finanças da zona euro, Jean-Claude Juncker, afirmou que a Grécia necessita de “um programa de ajuste suplementar”.