Bomba da Segunda Guerra explode e deixa cratera gigante na Alemanha

Artefato de 250 quilos explodiu sozinho na madrugada de domingo em uma fazenda no interior do país; intensidade da explosão causou um leve terremoto

São Paulo – Notícias sobre artefatos explosivos dos tempos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) são frequentes, especialmente na Alemanha. Nesta semana, no entanto, uma delas chamou a atenção em razão do estrago que a intensidade da sua explosão causou: uma cratera de dez metros de largura e 4 metros de profundidade.

Veja também

O incidente aconteceu na madrugada de domingo, 23 de junho, em uma fazenda na região de Limburg-Ahlbach, que fica no estado de Hesse e próxima da cidade de Frankfurt. Um drone da polícia de Westhessen registrou uma imagem que mostra o resultado do impacto. Veja abaixo:

Segundo residentes, a explosão chegou a causar um pequeno terremoto, depois estimado ser de magnitude 1,7, informou um jornal local. Num primeiro momento, não se sabia o que teria causado o estrondo, mas investigações conduzidas nesta segunda-feira revelaram que a causa seria uma bomba da época do conflito e de cerca de 250 quilos. Ninguém se feriu.

Veja também

Bombas da 2ª Guerra na Alemanha

De acordo com especialistas ouvidos pela Deutsche Welle, 10% das bombas lançadas sobre a Alemanha durante o conflito não explodiram. Por isso, é comum que artefatos como esse sejam encontrados em diferentes regiões do país em episódios que às vezes forçam a retirada de milhares de pessoas das suas redondezas.

Em agosto do ano passado, por exemplo, uma bomba de 500 quilos, também lançada durante a Segunda Guerra Mundial, exigiu a evacuação de quase 20 mil pessoas em Ludwigshafen. Meses antes, em 2017, outra de 1,8 tonelada causou a retirada de 60 mil pessoas em Frankfurt.