Bo Xilai é expulso do partido e será julgado

Bo era cotado para assumir algum dos principais cargos do governo da China e caiu no maior escândalo político em décadas

Pequim – O político Bo Xilai foi expulso do Partido Comunista da China nesta sexta-feira e enfrentará acusações criminais, afirmou a cúpula do partido. Também foi divulgado que o congresso que selecionará os novos líderes do país acontecerá em 8 de novembro.

Bo era cotado para assumir algum dos principais cargos do governo da China até que caiu em desgraça por causa do maior escândalo político em décadas. Sua mulher, Gu Kailai, foi condenada pelo assassinato de um empresário inglês e agora ele se vê envolvido no caso. A imprensa estatal afirmou que ele responderá por acusações de corrupção, abuso de poder e de ter relações impróprias com várias mulheres.

O escândalo lançou uma sombra sobre o congresso do Partido Comunista, que teve a divulgação de sua data atrasada. O evento é bastante esperado pois Hu Jintao deixará o poder e será substituído por Xi Jinping na liderança do país. As informações são da Associated Press.