Bloomberg é cotado para cidades e mudanças climáticas da ONU

Ex-prefeito de Nova York está sendo cotado para assumir posto de enviado especial do órgão

Nações Unidas – O ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg está sendo cotado para assumir o posto de enviado especial da ONU para cidades e mudanças climáticas, disseram fontes familiarizadas com o assunto na quinta-feira.

A não ser que haja uma mudança de última hora, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que tenta reanimar o debate global sobre o clima e ampliar o papel da Organização das Nações Unidas, pode fazer o anúncio já nesta sexta-feira, disseram as fontes, sob condição de anonimato.

Bloomberg, um filantropo bilionário que deixou a prefeitura de NY no mês passado, fez do combate às mudanças climáticas um dos focos de seus 12 anos de mandato à frente da cidade mais populoso dos Estados Unidos. Ele também lutou por legislação nacional sobre a mudança climática.

Bloomberg exerce papel de liderança no Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática, um grupo internacional de prefeitos criado em 2005 e dedicado a reduzir as emissões de gases do efeito estufa. O C40, do qual Bloomberg é presidente do conselho, terá reunião em Johanesburgo na próxima semana.