Blatter anuncia consulta sobre dias da Copa do Mundo em 2022

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou a abertura de processo de consultas com as partes interessadas sobre as datas da Copa do Mundo de 2022 no Catar

Madri – O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, anunciou a abertura de um processo de consultas com as partes interessadas sobre as datas da Copa do Mundo de 2022 no Catar.

“O Comitê Executivo resolveu abrir um processo de consultas entre as principais partes interessadas sobre as datas do Mundial do Catar 2022”, comunica Blatter em sua conta no Twitter. “Nenhuma decisão será adotada antes do Mundial de 2014”, acrescentou o presidente da máxima entidade do futebol.

O processo de consultas será coordenado por um grupo de trabalho dirigido pelo presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC), o xeque Salman Bin Ebrahim al-Khalifa, e no qual participarão a Fifa, confederações, associações nacionais, ligas, clubes e jogadores, assim como os parceiros comerciais da Federação Internacional de Futebol.

Com relação às notícias sobre o elevado número de mortes por acidentes de trabalho que foram registrados entre os imigrantes que trabalham nas obras do Mundial, Blatter disse que a Fifa não pode interferir nos direitos trabalhistas de um país, que também não podem ser ignorados.

O comitê executivo da Fifa realizado hoje em Zurique pediu que Blatter faça uma reunião com o novo emir do Catar, o xeque At-Ta”mim bin Hamad bin Khalifa Al Thani, sobre o desenvolvimento da Copa do Mundo de 2022, incluindo tudo relacionado aos direitos e condições trabalhistas do país.

Além disso, a Fifa, segundo informa através de uma nota de imprensa, decidiu hoje a obrigatoriedade em todos as partidas internacionais da existência de um desfibrilador externo automático nos estádios.

A Fifa também aprovou hoje a implantação de um tempo de descanso adicional nas partidas, uma vez superados os 30 minutos do primeiro e do segundo tempo, se no local das partidas a temperatura estiver superior aos 32 graus centígrados, de acordo com o site “Web Bulb Globe Temperature” (WBGT).

Por outro lado, a Fifa acordou hoje que os oito cabeças-de-chave do próximo Mundial do Brasil 2014 serão, além do conjunto anfitrião, os sete primeiros classificados na lista mundial que a Fifa publicará em 17 de Outubro.