Birmaneses confessam assassinato de turistas britânicos

A polícia tailandesa anunciou que 2 birmaneses confessaram o assassinato de dois jovens britânicos em uma ilha turística

Bangcoc – A polícia tailandesa anunciou nesta sexta-feira que dois birmaneses confessaram o assassinato de dois jovens britânicos em uma ilha turística do sul do país e foram identificados por seu DNA.

“Dois suspeitos birmaneses confessaram tê-los matado”, declarou à AFP Somonte Compungían, chefe da polícia nacional tailandesa.

“Os testes de DNA confirmaram que eram os mesmos que os encontrados no corpo” da mulher, estuprada, disse.

Os corpos de David Miller, de 24 anos, e Hannah Witheridge, de 23, foram encontrados na segunda-feira na praia de Koh Tao, uma pequena ilha normalmente tranquila. Foram espancados até a morte com um bastão e uma ferramenta de jardim, que foram achados ensanguentados no local.

Os dois detidos, interrogados no quartel-general da polícia regional em Surat Thani, grande cidade do sul do país, serão acusados de assassinato e foram levados a Koh Tao nesta sexta-feira para realizar uma reconstituição da cena do crime na praia, disse a polícia.

Também afirmou que o celular de uma das vítimas foi encontrado na casa dos suspeitos na noite de quinta-feira.

Um terceiro suspeito, detido desde quinta-feira, afirma ter ido embora antes dos homicídios, disse Somyot.

Pouco depois do ocorrido, o general Prayut Chan-O-Cha, no poder desde maio após um golpe de Estado, chocou com declarações sobre a segurança das turistas de biquíni.

“Sempre há problemas de segurança com os turistas. Pensam que nosso país é magnífico e seguro e que podem fazer o que querem, passeando por toda parte de biquíni”, disse antes de se desculpar diante dos protestos que se seguiram.

Após um ano marcado por violentas manifestações e pelo golpe de Estado, este crime também pode pesar sobre o setor chave do turismo na Tailândia, que no ano passado acolheu um recorde de 26,5 milhões de visitantes.

Koh Tao, no golfo da Tailândia, é um destino muito em evidência principalmente entre os amantes do mergulho.