Bento XVI acende Círio da Paz

A Missa do Galo será acompanhada por milhares de fiéis procedentes de todo o mundo

Cidade do Vaticano – Bento XVI acendeu nesta segunda-feira o Círio da Paz e se prepara para oficiar, às 22h do Vaticano (19h de Brasília), na Basílica de São Pedro, a tradicional Missa do Galo, que, da mesma forma que nos últimos três anos, acontecerá duas horas antes da meia-noite, para poupar o papa, que amanhã também conduzirá as demais cerimônias do Natal.

A Missa do Galo será acompanhada por milhares de fiéis procedentes de todo o mundo. Há dias já não resta nenhuma entrada – que são gratuitas – para a cerimônia, da qual participarão vários cardeais, bispos e outros membros da Cúria Romana.

A celebração durará várias horas e, para não cansar o pontífice e como já é habitual, a missa do Natal será realizada amanhã na Basílica de São Pedro pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone.

Bento XVI voltará ao recinto vaticano amanhã ao meio-dia para ler a tradicional Mensagem de Natal e dividir a bênção “Urbi et orbi” (à cidade de Roma e ao mundo), que serão transmitidas por uma centena de televisões de mais de meia centena de países.

Antes da Missa do Galo, Bento XVI acendeu hoje o Círio da Paz colocado na janela de seu apartamento, com vista para a Praça de São Pedro.

O acendimento do Círio é uma tradição polonesa que João Paulo II seguia e que Bento XVI continua.

Durante o acendimento, o pontífice não pronunciou frase alguma, apenas rezou alguns segundos pela paz no mundo e com a vela fez o sinal da cruz. Depois, no meio da escuridão da tarde-noite romana, cumprimentou com a mão e abençoou os presentes na praça.

Uma banda de música entoou “Noite de Paz”, enquanto um ajudante do papa colocou outra vela ao lado do Círio da Paz.

Além disso, o Portal de Belém foi inaugurado pelo arcebispo Giovanni Bertello, governador do Estado da Cidade do Vaticano, perante a presença de vários bispos, sacerdotes e várias centenas de fiéis. Vários coros, alguns deles de crianças, cantaram várias canções natalinas.