Ban Ki-moon vai participar da marcha pelo clima, em NY

O secretário afirmou que também participará do Festival do Cidadão Global no Central Park, falando pelos direitos humanos, meio ambiente e fome mundial

São Paulo – Não era esperado, mas o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje que estará na rua no próximo domingo, dois dias antes da Conferência de Cúpula do Clima da entidade, manifestando-se por “estarmos do lado certo nesta questão crucial de nosso futuro comum”.

“É urgente agir em relação ao clima,” disse ele. “Quanto mais demorarmos, mais pagaremos em vidas e dinheiro”.

O secretário afirmou que também participará do Festival do Cidadão Global no Central Park, falando pelos direitos humanos, meio ambiente e fome mundial.

O encontro de cúpula espera avançar a discussão sobre o corte de emissões de gases de efeito estufa, para manter o aquecimento global na faixa de 2ºC acima dos níveis pré-industriais até 2100, limiar tido como seguro pelos cientistas.

A conferência é um preparo para as negociações do clima em Paris no ano que vem, da qual se espera saia um tratado internacional para vigorar a partir de 2020.

Ban acrescentou: “Estou encorajado por este enorme apoio e resposta da comunidade internacional. Não tempos muito tempo para nos prepararmos e fazermos tudo para chegar a um acordo legal do clima”.

Os organizadores da manifestação esperam dezenas de milhares de pessoa na marcha, em Nova York e em outras grandes cidades.

Ontem foi divulgado que a ONU nomeou o ator Leonardo DiCaprio como seu “mensageiro da paz”, com responsabilidade especial pela mudança do clima.