Ban Ki-moon pede que Israel proteja crianças palestinas

O secretário-geral da ONU o pedido na abertura de um debate geral no Conselho de Segurança sobre o destino das crianças em conflitos armados

Nova York – O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira a Israel que tome medidas para proteger as crianças palestinas, em referência à guerra do verão de 2014 na Faixa de Gaza.

Ban fez o pedido na abertura de um debate geral no Conselho de Segurança da ONU sobre o destino das crianças em conflitos armados.

“Estou muito preocupado com o sofrimento de tantas crianças como consequência de operações militares israelenses em Gaza no ano passado”, declarou Ban.

“Convoco Israel a tomar imediatamente medidas concretas, incluindo a revisão das práticas e das políticas em vigor, para evitar que crianças morram ou fiquem feridas, e para respeitar a proteção especial de escolas e hospitais”.

Mais de 500 crianças morreram durante o conflito em Gaza no ano passado. A ONU acusou em um documento o Exército israelense de ser o responsável por disparar contra escolas da ONU em Gaza que serviam de refúgio a civis palestinos.