BAE Systems compra United Defense Industries por US$ 4 bilhões

Negócio entre gigante européia do setor de defesa e a fabricante americana do tanque Bradley acelera alianças transatlânticas na indústria bélica, diz The New York Times

A BAE Systems, maior companhia do setor de defesa da Europa, vai comprar a americana United Defense Industries, fabricante dos tanques de guerra Bradley, por 4 bilhões de dólares. Para The New York Times, o negócio acelera alianças transatlânticas entre Estados Unidos e fornecedores europeus (leia reportagem sobre as chances da européia EADS, controladora da Airbus, em outra licitação militar americana).

A BAE Systems já mantém uma parceria de 19 bilhões de dólares com a Lockheed Martin e com a Northrop Grumman no desenvolvimento de um caça. A divisão americana da BAE já é uma das principais fornecedoras de componentes eletrônicos e tecnologia de informação para o Pentágono. O faturamento nos Estados Unidos atinge 5 bilhões de dólares anuais, 20% do faturamento global de 24 bilhões.

A United Defense, com 49% das ações sob controle do grupo Carlyle de investimentos, obteve receita de 2,3 bilhões de dólares no ano passado. A companhia também era disputada pela Northrop.