Aviões sírios lançam bombas sobre Maaret al-Numan

A cidade-chave do norte do país é controlada por forças opositoras e submetida a intensos ataques há 10 dias

Maaret al-Numan – Aviões de combate da Força Aérea Síria lançaram bombas de fragmentação sobre Maaret al-Numan, uma cidade chave do norte do país controlada por forças opositoras e submetida a intensos ataques há 10 dias, informaram nesta sexta-feira combatentes rebeldes no local.

Os rebeldes mostraram à AFP os destroços de um destes artefatos utilizados sobre a cidade: a parte inferior da asa da bomba construída em metal cinza, e dezenas das munições que carregava, muitas das quais não explodiram.

No artefato era possível ver inscrições em cirílico em uma das asas, o que levou os rebeldes a assegurar que se trata de uma bomba de fabricação russa.

Na quinta-feira, um jornalista da AFP viu um caça Sujoi da Força Aérea Síria lançar estes explosivos sobre as posições rebeldes na periferia da cidade. A bomba explodiu no céu como fogos de artifício e deixou as munições caírem em meio a uma enorme cortina de fumaça branca.

De acordo com Raed Mandil, um chefe militar rebelde em Maaret al-Numan, a aviação síria está utilizando estas bombas de fragmentação há quase 20 dias.