Avião de combate se acidenta no leste da Síria

Enquanto o governo atribui a queda a uma falha mecânica, os rebeldes garantem que o avião foi derrubado

Damasco – Um avião de combate do Exército sírio se acidentou na manhã desta segunda-feira no leste da Síria durante um treinamento, afirmou a agência oficial Sana, embora os rebeldes garantam que foi derrubado, o que constituiria um feito inédito até agora.

“Um avião militar sírio teve uma falha mecânica durante um treinamento de rotina na região leste. O avião não pôde continuar seu voo devido à avaria, o piloto precisou se ejetar e prosseguem as buscas para encontrá-lo”, afirmou a agência, que cita uma fonte militar.

No entanto, um vídeo colocado por militantes no Youtube com o logotipo “A juventude revolucionária do país do Eufrates” mostra uma aeronave aparentemente atingida em meio a disparos.

Uma bola de fogo sai do avião, seguido por um rastro de fumaça cinza. O avião continua voando, embora pareça que a cauda da aeronave foi alcançada.

“Deus é maior, um Mig foi atingido na cidade de Mu Hasan”, a 400 km de Damasco, na província de Deir Ezor, grita um homem não identificado.

Se for confirmado que a aeronave foi atingida por disparos da rebelião, será a primeira vez que os insurgentes conseguem derrubar um avião. Isso poderia significar que dispõem agora de mísseis terra-ar.