Australiana quer dominar mercado de jogos de azar no celular

Two Way TV Australia assina acordo com desenvolvedor de jogos de azar que lhe garante direitos sobre os mercados australiano, neozelandês e asiático

A partir de uma subsidiária instalada em Hong Kong, a Two Way TV Australia está incrementando sua estratégia para dominar o mercado de jogos para celular na Ásia e na Oceania. Conhecida por desenvolver tecnologia para TVs interativas, a companhia assinou, na semana passada, um acordo com o desenvolvedor de games Zone4Play Inc, que lhe garante a exclusividade de fornecer a tecnologia de suporte dos jogos para aparelhos de terceira geração (3G) em toda a Ásia, Austrália e Nova Zelândia.

Segundo o americano The Wall Street Journal, há pouca empresas no mundo dedicadas a criar jogos para os aparelhos celulares. Por isso, o acordo assinado pela Two Way TV Australia pode ser considerado uma grande jogada para avançar no mercado. A companhia, que já mantém uma base em Hong Kong, espera expandir sua atuação para outras partes da Ásia no final deste ano ou no próximo, afirmou seu presidente Jim McKay.

Alguns números justificam o interesse da Two Way TV Australia. A Juniper Research, um instituto britânico de pesquisa especializado em telecomunicações, estima que os jogos de azar para celular atingirão um faturamento anual de 19,3 bilhões de dólares em 2009, com uma expansão expressiva no eixo Ásia-Pacífico. Projeções de outros institutos apontam que o valor pode ser muito maior até 70 bilhões de dólares, contra os 18 bilhões de dólares que o segmento movimentou em 2004. Para tanto, as empresas estimam que o número de usuários de celulares 3G subirá de 16 milhões, no ano passado, para 1,5 bilhão de pessoas nos próximos quatro anos.

De acordo com McKay, em muitos países asiáticos, os jogos de azar legalizados são as apostas em corridas de cavalos e loterias. Mas, em alguns lugares, como Macau, a empresa também oferecerá jogos de cassino, como blackjack e pôquer.