Austrália passa o controle militar ao Exército afegão

O país atuava com suas tropas na província de Oruzgán, na região central do Afeganistão

Sydney – A Austrália retirou suas tropas das bases operacionais na província de Oruzgán, na região central do Afeganistão, e repassou seu controle às forças locais, informou nesta quinta-feira o Ministério da Defesa australiano.

Todas as brigadas de infantaria do Exército Nacional Afegão “estão trabalhando de forma independente, sem assistência, na província de Uruzgan”, diz um comunicado do ministro da Defesa australiano, Stephen Smith.

“O começo das operações independentes por parte da Quarta Brigada de Infantaria é um passo significativo no processo de transição da responsabilidade aos afegãos em Oruzgán nos próximos 12 meses”, ressaltou Smith.

A retirada dessas bases, porém, não significa o retorno de todos os efetivos da Austrália, já que soldados australianos permanecerão na base das tropas aliadas na capital de Oruzgán, Tarin Knot.

O ministro Smith enfatizou que as Forças Armadas australianas seguirão prestando assessoria aos efetivos locais e que uma de suas unidades estará pronta para o combate em caso de emergência.

A retirada das tropas da Austrália, o país com mais efetivos fora do contingente da Aliança Atlântica, se inscreve nos planos da coalizão de repassar totalmente a responsabilidade sobre a segurança ao Governo afegão no final de 2014.