Atleta grega é excluída de Olimpíadas por comentário racista

Voula Papachristou postou no twitter a seguinte mensagem: "Com tantos africanos na Grécia, pelo menos os mosquitos do Nilo comerão comida caseira!"

Atenas – A atleta grega Voula Papachristou foi excluída da equipe olímpica de seu país, por publicar um comentário racista no Twitter, ato considerado “incompatível com os valores olímpicos”, segundo o Comitê Olímpico Grego.

A atleta do salto triplo, campeã nacional na modalidade, fez comentários dirigidos aos africanos, principalmente aos egípcios: “Com tantos africanos na Grécia, pelo menos os mosquitos do Nilo comerão comida caseira!”.

O comentário foi feito em um momento no qual o país de Papachristou é amplamente afetado pela crise econômica e financeira, com aumento significativo de incidentes racistas.

A atleta quis se justificar nesta quarta-feira, dizendo que só “retuitou”, uma mensagem postada anteriormente no site. “Não quis ofender ninguém. Respeito todos sem levar em conta a cor da pele. Não tenho qualquer relação com a política, só me interessa o atletismo”, disse ao site “Contra.gr”.