Atiradores matam 13 policiais em ataques no Iraque

Deterioração da segurança no país aumentou com a fuga em massa de presos perto da capital, quando cerca de 500 prisioneiros escaparam

Militantes emboscaram um microônibus transportando soldados iraquianos e abriram fogo em um ataque separado contra um posto de controle no norte do país, matando no total pelo menos 13 pessoas nesta quarta-feira, disse a polícia.

Nove policiais foram mortos no ataque contra uma base de controle em Shura, 50 quilômetros ao sul de Mosul, a terceira maior cidade do Iraque e capital da província de Nineveh, dominada por sunitas.

Separadamente, homens armados atacaram um microônibus na estrada entre Bagdá e Mosul, matando a tiros quatro soldados em Tikrit, 150 quilômetros ao norte da capital iraquiana.

Militantes sunitas têm recuperado força em sua insurgência contra o governo liderado pelos xiitas nos últimos meses, cometendo ataques quase que diariamente.

A deterioração da segurança no Iraque aumentou com a fuga em massa de presos perto da capital no domingo, quando cerca de 500 prisioneiros, incluindo altos membros da Al Qaeda, escaparam depois que militantes atacaram duas prisões.