Artistas usam galhos e plantas para criar miniatura de Nova York

Diversos pontos turísticos da cidade estão replicados em miniatura, como o Empire State Building, a Estátua da Liberdade, a Biblioteca Pública de NY e o Brooklyn Bridge

São Paulo – Uma exposição nos Estados Unidos replicou os edifícios mais famosos de Nova York e propõe uma cidade mais sustentável ao reconstruí-la com frutas, galhos e folhas secas. A mostra está em cartaz no Jardim Botânico do Bronx até 16 de janeiro.

Diversos pontos turísticos da cidade estão replicados em miniatura, como o Empire State Building, a Estátua da Liberdade, a Biblioteca Pública de NY e o Brooklyn Bridge. Para a construção foram usados materiais recolhidos em parques e bosques da cidade.

A iniciativa faz parte da mostra de férias do Jardim Botânico de NovaYork, que acontece anualmente. Em 2011, o evento completa sua vigésima edição criando a mini-cidade a partir de plantas e troncos caídos.

O responsável pela exposição, Paul Busse, trabalha com vegetais secos há 19 anos e afirma que foram tomados os devidos cuidados para não agredir o meio ambiente. De acordo com ele, algumas construções demoraram até mil horas para serem finalizadas.

A equipe é formada por botânicos, jardineiros, arquitetos, mecânicos e técnicos de iluminação. Os profissionais preferiram trabalhar a partir de fotografias para capturar o máximo de características das estruturas, com todos os detalhes possíveis.