Artilharia turca responde a disparo de morteiro sírio

A guarnição de Guardas de Fronteira de Hacipasa, na província de Hatay, respondeu à queda de um morteiro sírio às 16h15 (10h15 no horário de Brasília) em território turco

Ancara – A artilharia turca respondeu a um disparo de morteiro sírio que atingiu nesta quinta-feira o sul da Turquia sem causar vítimas, afirmaram fontes locais turcas citadas pela agência de notícias Anatolia.

A guarnição de Guardas de Fronteira de Hacipasa, na província de Hatay, respondeu à queda de um morteiro sírio às 16h15 (10h15 no horário de Brasília) em território turco, que provocou como resposta o disparo de morteiro contra o território da Síria, declararam os serviços do governo de Hatay em um comunicado citado pela Anatólia.

O morteiro caiu a três metros da fronteira síria e a 150 metros de uma fazenda, sem causar vítimas nem estragos, acrescenta o comunicado.

O Exército turco responde sistematicamente a cada disparo sírio contra o seu território desde que um deles causou a morte, em 3 de outubro, de cinco civis turcos em Akçakale, um vilarejo turco próximo da fronteira síria.

O chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu, alertou no sábado que a Turquia responderá em caso de novas violações contra a sua fronteira pela Síria.