Após Pan, Toronto considera candidatura olímpica para 2024

Com o sucesso do Pan, a cidade canadense estuda a possibilidade de dar um salto ainda maior e apresentar sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024

Toronto – Com o sucesso esportivo e de organização dos Jogos Pan-Americanos, a cidade canadense de Toronto estuda a possibilidade de dar um salto ainda maior e apresentar sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024.

Durante o Pan, o executivo-chefe do comitê organizador, Saäd Rafi, foi perguntado em várias ocasiões se o bom andamento do evento esportivo levaria Toronto a cobiçar ser sede de uma edição dos Jogos Olímpicos.

E, várias vezes, Rafi saiu com diplomacia da questão, explicando que estava concentrado em terminar com pé direito o Pan e ter o mesmo sucesso no Jogos Parapan-Americanos, que acontecerão de 7 a 15 de agosto. Isso não evitou que se multiplicassem as vozes em prol de uma candidatura a sede do maior evento esportivo do planeta.

Ontem, durante a cerimônia de encerramento do Pan, no Rogers Centre, Ivar Sisniega, vice-presidente da Organização Esportiva Pan-Americana (Odepa), que engloba os 41 comitês olímpicos do continente americano, qualificou a cidade, organização e instalações como “olímpica”.

“Todos os que estivemos aqui estamos de acordo que Toronto e (o estado de) Ontário devem estar muito orgulhosos com a maneira que foram organizados estes maravilhosos Jogos, e têm todo o direito de imaginar e sonhar com um dia serem anfitriões dos Jogos Olímpicos”, disse o dirigente diante de 40 mil espectadores.

Os principais responsáveis pelo movimento olímpico canadense também intensificaram nos últimos dias suas manifestações de apoio para que Toronto apresente sua candidatura, como o presidente do comitê olímpico do país (COC), Marcel Aubut.

“Acredito que há só um ponto ao qual os Jogos Pan-Americanos podem nos levar, e é aos Jogos Olímpicos”, disse o dirigente no último sábado.

O presidente do Comitê Paralímpico do Canadá, Gaetan Tardif, argumentou que “a cidade de Toronto mostrou que seus cidadãos, infraestrutura, organização e líderes estão em nível mundial em relação à organização de jogos multideportivos”.

O Rio de Janeiro seguiu um caminho parecido. Em 2007, foi a sede dos Jogos Pan-Americanos, e a experiência lhe serviu para apresentar sua bem-sucedida candidatura aos Jogos Olímpicos que do próximo ano, após fracassadas tentativas de receber o maior evento poliesportivo mundial. Toronto também tentou ser sede e perdeu nas cinco ocasiões em que concorreu: 1960, 1964, 1976, 1996 e 2008.

Mas quem realmente tem que decidir se Toronto se lançará na arena olímpica, o prefeito da cidade, se mostra mais cauteloso.

Em entrevista à Agência Efe durante o Pan, John Tory disse que era prematuro falar em uma possível candidatura olímpica e que não cogitará a questão até o fim do Parapan, em 15 de agosto.

Mas Toronto tem que tomar sua decisão rapidamente. O prazo para apresentar candidaturas para os Jogos Olímpicos de 2024 termina em 15 de setembro. O Comitê Olímpico Internacional (COI) elegerá a sede em 2017.