Anúncio do resultado da negociação nuclear iraniano é adiado

Fontes diplomáticas afirmaram que o anúncio do resultado da negociação entre Irã e potências sobre o programa nuclear foi adiado para amanhã

Viena – O anúncio do resultado da negociação entre o Irã e seis grandes potências sobre o programa nuclear da República Islâmica foi atrasado para a manhã de terça-feira, segundo indicaram fontes diplomáticas em Viena.

Passada a meia noite de segunda-feira na capital austríaca, um delegado russo informou à imprensa que a partir das 10h (horário local, 5h de Brasília) de terça-feira está prevista a realização de uma sessão plenária, com todos os países envolvidos na negociação.

Em seguida, a responsável de política externa da União Europeia (UE), Federica Moghereini, coordenadora do grupo internacional, deve fazer uma declaração conjunta com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammed Javad Zarif.

Poucas notícias e muitos rumores saíram nesta segunda-feira do hotel Palais Coburg de Viena, por onde passaram os ministros das Relações Exteriores dos sete países que negociam, Irã por um lado e, por outro, os membros do grupo G5+1 (Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia, além da Alemanha).

Até altas horas da noite as partes seguiam negociando, incluindo uma reunião entre o secretário de Estado americano, John Kerry, Mogherini e Zarif.

Além disso, as delegações estiveram reunidas durante horas, em nível de vice-ministros e analistas, para limar os últimos detalhes de um eventual acordo atômico, com o qual a comunidade internacional quer impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear.