ANP responsabiliza Chevron por vazamento de óleo

"Se tudo tivesse sido feito de acordo com esse mesmo manual da empresa, o acidente não teria ocorrido", disse a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard

Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Petróleo (ANP) disse hoje (19) que a petroleira Chevron descumpriu a legislação brasileira na exploração de petróleo no Brasil e não observou o manual de procedimentos exigido pela agência para controlar riscos na operação.

“Se tudo tivesse sido feito de acordo com esse mesmo manual da empresa, o acidente não teria ocorrido”, disse a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard.

De acordo com o relatório da agência, a Chevron vazou 3,7 mil barris de petróleo em 120 quilômetros de costa do estado do Rio de Janeiro em 2011. O relatório completo sobre o acidente, de 68 páginas, será publicado amanhã pela ANP. O relatório foi apresentado após oito meses de análises e de receber contestações da empresa.

Segundo a ANP, os erros da empresa resultaram em 25 multas, das quais a empresa ainda pode recorrer. O valor da multa está sendo calculado e será divulgado em 30 dias. A expectativa da agência é que fique abaixo do teto de R$ 50 milhões.