Americanos não concordam com Snowden e tampouco com Obama

Pesquisas da CNN mostram que vazamento não é aprovado pela maioria, mas ações do governo também não

São Paulo – A maior parte dos americanos desaprova o fato de Edward Snowden ter revelado atos secretos do governo americano. Mas os mesmo atos polêmicos também fizeram cair a popularidade do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conforme mostram duas novas pesquisas da CNN com o instituto ORC International.

Segundo os dados divulgados na segunda-feira, a desaprovação dos atos de Edward Snowden chega a 52% do público entrevistado, enquanto 44% aprova o vazamento de informações sobre um programa secreto de espionagem dos Estados Unidos.

Os dados também mostram que 54% dos entrevistados acreditam que o governo dos Estados Unidos deve buscar maneiras de levar Snowden de volta para o país e processá-lo.

Por outro lado, isso não significa que os americanos aprovem o programa de espionagem. A polêmica teve um impacto direto na imagem do presidente Obama, que viu seus níveis de aprovação cair.

De acordo com outra pesquisa da CNN com o instituto ORC International, a aprovação do presidente caiu 8 pontos percentuais, para 45% ao longo do mês, menor taxa em mais de seis meses. Outros 54% de entrevistados disseram que Obama não tem feito um bom trabalho.

Essa é a primeira vez desde novembro de 2011 que mais da metade dos americanos tem uma visão negativa do presidente, segundo a pesquisa.