Ali Larayedh assume oficialmente como premiê da Tunísia

Larayedh prometeu que sua equipe de governo ouvirá "os problemas da nação e de seu povo"

Tunes – O islamita Ali Larayedh se converteu oficialmente nesta quinta-feira em primeiro-ministro da Tunísia, sucedendo Hamadi Jebali, que se demitiu no mês passado depois do fracasso de sua iniciativa de formar um governo de tecnocratas para tirar o país da crise.

“Há falhas, mas não fracassamos”, afirmou Jebali, referindo-se a seu gabinete. “Quem apostar no fracasso do (novo) governo, aposta no fracasso da experiências democrática tunisiana”, acrescentou.

Por sua parte, Larayedh prometeu que sua equipe de governo, que recebeu na véspera a confiança da Assembleia Nacional Constituinte, ouvirá “os problemas da nação e de seu povo”.

Jebali apresentou sua renúncia há cerca de um mês depois que seu próprio partido (Ennahda) rejeitou a formação de um governo de tecnocratas para tirar o país da crise política, social e institucional, agravada pelo assassinado do opositor Chokri Belaid.

O então ministro do Interior, Ali Larayedh, foi designado pelo partido Ennahda para substituir Jebali e prometeu resolver a crise com a adoção da Constituição e organizando novas eleições.