AIEA anuncia inspeção em Fukushima

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou que enviará inspetores em meados de outubro a Fukushima

Viena –  A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou nesta sexta-feira que enviará inspetores em meados de outubro a Fukushima para avaliar as tarefas de limpeza na área da central nuclear.

A AIEA, a agência nuclear da ONU, que enviou uma missão ao local em 2011, visitará a central a pedido do governo japonês.

A equipe de inspetores será formada por 16 especialistas internacionais e funcionários da AIEA, que permanecerão no Japão de 14 a 21 de outubro.

“O objetivo principal é avaliar o progresso das obras de saneamento no Japão e dar conselhos para resolver os problemas”, afirma a AIEA em um comunicado.

Ao fim da missão, a AIEA apresentará um relatório ao governo japonês, que divulgará o documento ao público posteriormente.

A empresa que administra a central de Fukushima, a Tokyo Electric Power (Tepco), enfrenta problemas graves desde o terremoto e tsunami que devastaram o complexo em março de 2011.

Esta semana, a Tepco anunciou o vazamento de 430 litros de água contaminada altamente radioativa que chegaram ao oceano, dois meses depois de um incidente similar em um depósito de armazenamento.