Aiea anuncia conferência internacional sobre segurança nuclear

Reunião vai ocorrer em junho e agência quer a presença dos principais políticos do mundo devido a gravidade do assunto

Viena – O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, anunciou nesta segunda-feira a convocação de uma conferência internacional de máxima importância sobre segurança nuclear, que será realizada no final de junho em Viena.

Amano disse que a reunião terá um caráter político, já que este tema é tão grave que não pode ser tratado “só por especialistas e técnicos”.

Por outro lado, Amano declarou que a situação na usina nuclear de Fukushima Daiichi, danificada gravemente há duas semanas por um terremoto e um posterior tsunami, continua sendo “muito grave”, e que a crise “ainda não foi superada”.

“Estamos muito longe de poder relaxar”, afirmou o diretor-geral da Aiea, sem entrar em detalhes técnicos sobre o estado atual da situação na usina.

Segundo Amano, o principal objetivo agora deve ser “superar a crise” e realizar um planejamento.

Nesse sentido, anunciou o encontro internacional sobre segurança nuclear, cuja data exata ainda não foi fixada e para o qual serão convidados especialistas e políticos dos 151 países-membros da agência atômica das Nações Unidas.